71% das violências domésticas acontecem na presença de terceiros

Pesquisa do Instituto DataSenado e da Nexus revela que em 40% das situações, nenhuma testemunha prestou ajuda. Confira no Poder360.

24/11/2025 1:20

1 min de leitura

Para 23% das mulheres, a Lei Maria da Penha não protege

Violência Doméstica e a Presença de Testemunhas

Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado e pela Nexus revelou que 71% das mulheres que enfrentaram violência doméstica nos últimos 12 meses foram agredidas na presença de outras pessoas. Em 70% desses casos, crianças estavam presentes, geralmente filhos das vítimas. Apesar da presença de testemunhas, 40% delas não ofereceram ajuda.

Conhecimento sobre a Lei Maria da Penha

De acordo com a pesquisa, 67% das brasileiras afirmam conhecer pouco sobre a Lei Maria da Penha. Apenas 21% disseram ter um bom conhecimento sobre a legislação, enquanto 11% desconhecem totalmente e 2% preferiram não opinar. Apesar desse desconhecimento, 75% das mulheres acreditam que a lei oferece proteção total (27%) ou parcial (48%) contra a violência de gênero.

Apoio em Momentos de Violência

A pesquisa também destacou que, diante da violência, as mulheres buscam apoio principalmente em suas redes pessoais e comunidades de fé. Neste ano, 58% das entrevistadas procuraram ajuda na família, 53% recorreram à igreja e 52% contaram com amigos antes de buscar assistência do poder público.

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa é realizada a cada dois anos e acompanha a percepção das mulheres brasileiras sobre a violência doméstica desde 2005. A edição de 2025 entrevistou 21.641 mulheres com 16 anos ou mais, residentes no Brasil, com um nível de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas em todas as unidades da Federação, por meio de ligações para telefones fixos e móveis.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.