A Air Canada interrompe suas operações aéreas devido à greve dos comissários de bordo

Interdições impactam 130 mil pessoas diariamente; empresa afirma prosseguir com conversas com o sindicato e propõe alteração de datas de viagens.

16/08/2025 17:16

1 min de leitura

A Air Canada interrompe suas operações aéreas devido à greve dos comissários de bordo
(Imagem de reprodução da internet).

A Air Canada interrompeu suas operações neste sábado (16.ago.2025) após o início de greve pelo CUPE (Sindicato Canadense de Empregados Públicos), que engloba 10.000 comissários de bordo da companhia e da subsidiária Air Canada Rouge. A paralisação deverá impactar aproximadamente 130 mil passageiros por dia, conforme informado pelas empresas.

O corte das operações teve início às 01h30 (horário do leste dos EUA), logo após o sindicato anunciar a greve às 00h58. Na quarta-feira (13.ago), as empresas já haviam informado o Cupe sobre a possibilidade de interrupção. A partir daí, elas estavam diminuindo progressivamente sua rede aérea, que atingia 700 voos diários, para tentar reduzir os efeitos.

A Air Canada declarou estar aberta a negociar a renovação do acordo coletivo com os comissários, mas reiterou que a suspensão permanecerá enquanto o impasse continuar. A empresa aconselha que os clientes não se desloquem aos aeroportos sem antes confirmar viagem em outra companhia aérea.

Clientes com voos cancelados recebem notificação direta e contam com alternativas de alteração ou crédito para posterior utilização. Em relação a voos em andamento, a empresa adotou uma política de flexibilidade para modificações no itinerário.

A Air Canada expressou “profunda lamentação” pelos transtornos causados pela greve. A empresa foi questionada pelo Poder360 sobre os possíveis efeitos em voos que decolam do Brasil. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):