A inflação na Argentina atingiu 1,9% em julho
O índice de preços ao consumidor apresentou alta de 0,3 ponto percentual no mês, acumulando variação de 36,6% em 12 meses, conforme dados do Indec.

A inflação na Argentina atingiu 1,9% em julho de 2025, representando um aumento de 0,3 ponto percentual em relação a junho, quando ficou em 1,6%. Os dados foram publicados nesta quarta-feira (13.ago.2025). A íntegra está disponível (PDF – 3 MB, em espanhol).
De acordo com o Indec (Instituto Nacional de Estatística e Censos), o indicador registrou uma queda de 2,1 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.
O aumento foi impulsionado por recreação e cultura, com alta de 4,8%, e por transporte, com 2,8%. A variação reflete os efeitos de políticas fiscais recentes e pressões externas sobre a economia argentina.
O governo de Javier Milei (La Libertad Avanza, direita) prioriza a desregulamentação, a diminuição do tamanho do Estado e a abertura dos mercados, removendo subsídios e controles de preços estabelecidos.
Adicionalmente, considere reduções nos gastos públicos, privatizações e uma política monetária voltada para o controle da oferta monetária.
A divulgação da taxa de inflação para o mês de agosto será em 10 de setembro, às 16h.
Fonte por: Poder 360