A oposição critica a atuação da PGR em relação à alta tarifa, porém não irá obstruir o processo de aprovação
O plano de contingência foi assinado por Lula nesta quarta-feira (13.ago); o Congresso terá 120 dias para analisar a medida.
O líder da Oposição na Câmara, Coronel Zucco (PL-RS), declarou que a medida provisória proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com um plano de contingência para os afetados pela tarifização dos EUA é “marketing eleitoral” e não solucionará a questão.
Declarou que a “encenação” não revertirá a crise comercial “que o próprio governo ajudou a criar” com os norte-americanos. “O que o país precisa é de responsabilidade, seriedade e diplomacia profissional, e não de maquiagem eleitoreira disfarçada de programa de auxílio”, afirmou o deputado em nota.
Apesar das críticas, a oposição ao governo na Câmara não prejudicará a aprovação da medida. Contudo, a avaliação é de que a MP deve vir acompanhada de algum diálogo direto com Trump.
A MP, utilizando seu poder de lei, disponibiliza R$ 30 bilhões em crédito para exportadores brasileiros. A medida visa garantir a manutenção dos empregos. nesta reportagem.
A íntegra ainda será divulgada no Diário Oficial da União. É adaptável à realidade de cada empresa, considerando desde pequenos produtores até grandes indústrias. Também contempla contrapartidas diferenciadas quando a manutenção de empregos não for possível devido ao impacto econômico.
Após sua publicação, a norma deve ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias, sob pena de perder a validade.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.