A Petrobras pretende licitar o reaproveitamento da plataforma P-37
Renata Baruzzi declara que a Petrobras procura por soluções para fortalecer suas operações; a companhia possui 50 embarcações com expectativa de serem d…

A diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, afirmou na segunda-feira (18.ago.2025) que a empresa dará início à licitação da primeira fase de reaproveitamento da plataforma P-37.
A Petrobras iniciará, em 2025, o processo de licitação para a primeira etapa de reaproveitamento de plataforma, sendo a P-37 a ser utilizada. A empresa está entrando em uma fase de desmantelamento e reaproveitamento de plataformas.
A diretora informou que a estratégia, que envolve o reaproveitamento de cascos, tem sido implementada para fortalecer a empresa.
“Vamos desmantelar o que consideramos não será mais utilizado. Ao mesmo tempo, desenvolveremos um projeto para empregar esse casco. Uma maneira de auxiliar a empresa a fortalecer-se e retornar às atividades”, declarou.
Desmantelamento
A Petrobras possui aproximadamente 50 navios-plataformas com previsão de desmantelamento, porém avalia as possibilidades de revitalização em vez da remoção definitiva das unidades.
O desmantelamento de navios, ou descomissionamento, é o processo de remoção final de embarcações ou unidades da frota da empresa, que não possuem mais viabilidade técnica ou econômica para operação.
Na Petrobras, isso geralmente inclui:
O processo de desmantelamento segue etapas regulatórias e ambientais.
Fonte por: Poder 360