Acusações contra Nicolás Maduro nos Estados Unidos: entenda os detalhes

Ditador é capturado por forças americanas e será julgado em Nova York

2 min de leitura
Vídeo aparentemente mostra Nicolás Maduro sendo levado para a prisão em Nova York após ser capturado pelos Estados Unidos

Vídeo aparentemente mostra Nicolás Maduro sendo levado para a prisão em Nova York após ser capturado pelos Estados Unidos

Novas Acusações Contra Nicolás Maduro nos EUA

Após a prisão de Nicolás Maduro, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou uma nova acusação formal contra o líder venezuelano, sua esposa e seu filho. Maduro está atualmente detido em Nova York e deve comparecer a um tribunal na próxima segunda-feira (5).

As novas acusações são idênticas às quatro já apresentadas em 2020, que incluem narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína, posse de metralhadoras e conspiração. Contudo, a lista de réus foi alterada, agora incluindo a esposa e o filho de Maduro.

Detalhes das Acusações

Na nova denúncia, o governo dos EUA alega que Maduro e seus aliados transformaram as instituições da Venezuela em um centro de corrupção ligado ao narcotráfico, beneficiando-se pessoalmente. Essa corrupção, segundo o documento, enriquece autoridades venezuelanas e suas famílias, enquanto favorece narcoterroristas que operam livremente no país.

O documento de 25 páginas descreve um suposto esquema envolvendo Maduro, sua esposa Cilia Flores, seu filho Nicolás Maduro Guerra, além de dois funcionários do regime e um líder da gangue Tren de Aragua, classificada como organização terrorista estrangeira pelo governo dos EUA.

Implicações do Esquema de Narcotráfico

Os promotores afirmam que traficantes de cocaína pagavam parte de seus lucros a Maduro e outros políticos em troca de proteção e apoio logístico para suas operações. Esse dinheiro era utilizado para fortalecer o poder político dos envolvidos.

Com o crescimento dos cartéis de drogas, os lucros de Maduro também aumentaram. Ele e sua esposa teriam liderado gangues patrocinadas pelo Estado para facilitar e proteger suas atividades de tráfico, além de ordenar sequestros, espancamentos e assassinatos contra aqueles que interferissem em seus negócios.

Conclusão

As novas acusações contra Nicolás Maduro e sua família destacam a gravidade da situação política e social na Venezuela, além de evidenciar as relações entre o governo venezuelano e o narcotráfico. O desdobramento desse caso poderá ter repercussões significativas tanto para a Venezuela quanto para a política internacional.

Fonte por: CNN Brasil

Sair da versão mobile