Mais de 400 produtos foram incluídos na lista de mercadorias afetadas pelas tarifas de 50% sobre o aço e o alumínio, impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou o Departamento de Comércio dos EUA nesta terça-feira (19).
Produtos como vagões de trens, equipamentos de construção, como guindastes, e outros tipos de maquinário pesado, juntamente com uma lista de bens diversos, incluindo latas de aerossol, foram adicionados à lista de produtos sujeitos a tarifas elevadas provenientes de aço e alumínio.
A lista abrange ainda itens como turbinas eólicas e suas peças e componentes, tratores, móveis, compressores e bombas, peças automotivas, ferramentas, artigos de cutelaria e talheres, e produtos químicos especiais, inclusive inseticidas. Adicionalmente, estão incluídos aparelhos e máquinas de ar-condicionado com ventilador motorizado, durante o verão no Hemisfério Norte. Isso implica que os importadores desses produtos deverão pagar uma taxa de 50% sobre qualquer conteúdo metálico que eles possuírem.
A ação de hoje amplia os valores das tarifas sobre aço e alumínio e impede a fuga de recursos, sustentando a continuidade da recuperação das indústrias americanas de aço e alumínio, afirmou Jeffrey Kessler, subsecretário de Comércio para Indústria e Segurança, em comunicado.
A lista de produtos sujeitos a tarifas diferenciadas foi expandida mediante a aplicação da Seção 232 do Ato de Expansão Comercial, que possibilita tarifas específicas de produtos para assegurar a segurança nacional.
Com informações do Estadão Conteúdo.
Publicado por Nótaly Tenório
Fonte por: Jovem Pan