Agência anuncia licitação para terminal de “carga rolante” em Suape
Área receberá navios para transporte de veículos; concessão de 25 anos contará com R$ 4,6 milhões em investimentos.
Antaq Aprova Licitação para Terminal no Porto de Suape
A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) aprovou, em reunião de diretoria realizada na quinta-feira (4 de dezembro de 2025), a documentação da Autoridade Portuária de Suape para a licitação da área SUA01, situada no Porto de Suape, em Pernambuco.
Detalhes do Terminal Ro-Ro
A área será destinada à operação de navios do tipo Roll-on/Roll-off (Ro-Ro), que são projetados para transportar cargas “rolantes”, como carros, caminhões e ônibus, utilizando rampas para embarque e desembarque. O terminal será focado na movimentação e armazenamento desse tipo de carga.
Informações sobre o Contrato de Arrendamento
O contrato de arrendamento no Porto de Suape terá uma duração de 25 anos, com investimentos estimados em R$ 4,6 milhões. Por se tratar de um projeto de menor valor, não será necessária a realização de audiências e consultas públicas.
A área do terminal possui 101,4 mil m², totalmente pavimentados em concreto rígido, e já conta com infraestrutura instalada, como cercamento, iluminação, rede elétrica, guaritas e sistema de drenagem.
Autonomia e Próximos Passos
Com o convênio de delegação de competências firmado em 2022, o Porto de Suape tem autonomia para conduzir processos de arrendamento de terminais. A autoridade portuária também será responsável por encaminhar os procedimentos futuros relacionados à concessão.
A aprovação da Antaq é uma etapa crucial para assegurar que o projeto esteja em conformidade com a regulação setorial. A agência analisou a documentação técnica e jurídica apresentada e confirmou a conformidade com as normas de arrendamento portuário, permitindo que a autoridade portuária inicie o processo licitatório.
Impacto no Mercado de Cargas
A criação de um terminal dedicado ao segmento Ro-Ro é vista como estratégica para Suape, que busca aumentar sua participação no mercado de importação e exportação de veículos. Embora o porto já opere com cargas automotivas, a nova área deverá potencializar sua competitividade na região Nordeste.
A concorrência será aberta a empresas, tanto nacionais quanto estrangeiras, que possuam experiência comprovada na operação de terminais portuários. A seleção levará em conta a maior oferta de outorga e a melhor capacidade técnica para movimentação de cargas do tipo Ro-Ro.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
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