Air Canada assina acordo e põe fim à greve de funcionários de cabine

Greve interrompeu viagens de 500 mil passageiros, impulsionada por questões salariais; retomada deve demorar até 10 dias.

19/08/2025 18:00

1 min de leitura

Air Canada assina acordo e põe fim à greve de funcionários de cabine
(Imagem de reprodução da internet).

Os comissários de bordo da Air Canada chegaram a um acordo preliminar com a companhia aérea nesta terça-feira (19.ago.2025) para finalizar uma greve que afetou voos de 500 mil passageiros em âmbito global.

A Air Canada, companhia aérea canadense que voa diretamente para 180 destinos, iniciará a retomada gradual de suas operações a partir do mesmo dia. Contudo, avisou que a normalização total dos serviços poderá levar de 7 a 10 dias.

A interrupção ocorreu na madrugada de sábado (16.ago) e as negociações somente foram retomadas na segunda-feira (18.ago), com resultados efetivos no dia subsequente. O Cupe (Sindicato Canadense de Funcionários Públicos, na sigla em inglês), que representa os comissários, comunicou o encerramento da paralisação.

A paralisação cedeu. Apresentamos um entendimento temporário que iremos encaminhar a vocês, comunicou o sindicato. O acordo representa uma mudança transformadora para o nosso setor após uma batalha significativa e que o trabalho não pago chegou ao fim.

Michael Rousseau, presidente da Air Canada, declarou que “reestruturar uma grande companhia aérea como a Air Canada é uma tarefa complexa. A recuperação total pode demandar uma semana ou mais”.

Aproximadamente 10 mil funcionários de cabine haviam abandonado seus empregos e afirmavam que a empresa não respondeu às suas solicitações de aumento salarial e remuneração pelos períodos fora das atividades aéreas.

A empresa aérea não divulgou os detalhes do acordo preliminar firmado, e não há informações sobre quando o COPEN marcará a votação para confirmar o acordo por parte de seus membros.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):