Ajuda Humanitária Chega à Faixa de Gaza Através do Egito
Grupos de ajuda humanitária iniciaram o envio de caminhões com suprimentos para a Faixa de Gaza a partir do Egito neste domingo, 12 de outubro de 2025. Essa operação é parte do cessar-fogo estabelecido entre Israel e o Hamas, que está em vigor desde a última sexta-feira, 10 de outubro. A informação foi confirmada por fontes locais.
De acordo com o Crescente Vermelho Egípcio, dezenas de caminhões atravessaram a passagem de Rafah, transportando alimentos, medicamentos, tendas, cobertores e combustível. Antes de entrar no território palestino, os veículos passam por inspeção das forças israelenses.
Expectativa de Aumento na Entrega de Suprimentos
O Egito anunciou que enviará um total de 400 caminhões de ajuda humanitária nos próximos dias. A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que possui cerca de 170 mil toneladas de alimentos, medicamentos e outros itens prontos para serem enviados. Com o avanço do cessar-fogo, a expectativa é que o número de entregas chegue a 600 caminhões por dia.
Segundo o Programa Mundial de Alimentos da ONU, a quantidade de alimentos enviada será suficiente para alimentar toda a população de Gaza, que ultrapassa 2 milhões de pessoas, por até três meses.
Impacto da Guerra e Retorno dos Palestinos
Enquanto a ajuda humanitária chega, dezenas de milhares de palestinos estão retornando aos seus bairros, que foram severamente danificados durante os combates. A guerra, que teve início em 2023, causou uma grave crise humanitária e deixou a infraestrutura da Faixa de Gaza em ruínas.
Até este domingo, 12 de outubro, a guerra entre Israel e Hamas resultou na morte de 67.211 pessoas na Faixa de Gaza, com cerca de 170 mil feridos. Esses dados foram reportados por fontes locais, mas não puderam ser verificados de forma independente.
Fonte por: Poder 360