Alerta: Onze estados e DF enfrentam previsão de baixa umidade
Região central do Brasil é a mais impactada; tempestade avança pelo Rio Grande do Sul

Alerta de Baixa Umidade do Ar em 11 Estados e no Distrito Federal
A segunda semana de outubro inicia com um alerta de perigo devido à baixa umidade do ar em 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O alerta abrange principalmente a região Centro-Oeste, afetando a maior parte de Mato Grosso e Goiás, além das áreas leste e sul do Mato Grosso do Sul. Na região Nordeste, a situação é crítica na faixa oeste da Bahia, no sul do Maranhão e em grande parte de Pernambuco e Piauí. O estado do Tocantins, na região Norte, também está sob alerta.
Condições Climáticas em Diversas Regiões
Em estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Norte, o alerta é de perigo potencial para a baixa umidade do ar. Além disso, a costa litorânea do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte enfrenta um alerta para ventos costeiros.
No Rio Grande do Sul, a situação é mais grave, com um alerta de perigo para tempestades. Uma frente fria que já afeta o estado está provocando chuvas intensas, raios, possíveis quedas de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h. Os acumulados de chuva podem variar entre 30 e 80 mm por dia, segundo a Defesa Civil Estadual.
Considerações Finais
A baixa umidade do ar e as tempestades em diferentes regiões do Brasil exigem atenção redobrada da população. É importante que todos fiquem informados sobre as condições climáticas e tomem precauções necessárias para garantir a segurança e a saúde.
Fonte por: CNN Brasil