André Mendonça afirma que País carece de política de geração de riquezas
Ministro do STF destaca descompasso no Brasil devido ao tamanho e dimensionamento do Estado
Ministro do STF Aponta Descompasso nas Políticas Econômicas do Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, destacou a existência de um “descompasso” no Brasil, evidenciado pela falta de políticas voltadas para a geração de riquezas, enquanto há uma forte ênfase na distribuição de riquezas. As declarações foram feitas durante o evento Arko Talks 2025, realizado em 1º de outubro.
Reflexão sobre o Estado Democrático de Direito
No evento, Mendonça propôs uma reflexão sobre o Estado Democrático de Direito e enfatizou a importância das atividades reguladoras para fomentar e planejar o desenvolvimento econômico do país. Ele ressaltou a necessidade de um planejamento de longo prazo para a política econômica e o bem-estar social.
O ministro afirmou: “Não temos hoje um planejamento efetivo de dois, cinco, dez anos, do que queremos em termos de política econômica, de desenvolvimento e de geração de bem-estar para o nosso País”.
Desafios das Políticas Sociais
André Mendonça também observou que a situação se agrava com o aumento das demandas por políticas sociais. Ele afirmou que, enquanto não há uma política de geração de riquezas, existe uma política sólida de distribuição da riqueza já existente, o que contribui para o descompasso mencionado.
Conclusão sobre o Tamanho do Estado
O ministro concluiu que esse descompasso é intensificado pelo tamanho e pelos custos de manutenção do Estado, o que demanda uma reavaliação das estratégias econômicas e sociais do Brasil.
Fonte por: Estadao
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.