ANTT Autoriza Cobrança Eletrônica de Pedágio no Paraná
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) anunciou, na quinta-feira (12 de fevereiro de 2026), a implementação da cobrança eletrônica de pedágio em novos locais no Oeste e Sudoeste do Paraná. O sistema utilizado será o free flow, que permite a passagem dos veículos sem a necessidade de parada.
Novos Pontos de Cobrança e Reajuste de Tarifas
Além da nova cobrança, a ANTT também autorizou um reajuste nas tarifas de pedágio, conforme estipulado no contrato da concessionária EPR Iguaçu, que administra mais de 660 km de rodovias federais e estaduais.
Locais de Cobrança
Os novos pontos de cobrança eletrônica estarão localizados em:
- Lindoeste (BR-163);
- Ampére (PR-182);
- Pato Branco (PR-280);
Funcionamento do Sistema Free Flow
O sistema free flow permite que os veículos sejam identificados automaticamente por pórticos eletrônicos, utilizando placas ou tags veiculares. O pagamento pode ser realizado de forma automática ou posteriormente.
Fiscalização e Transparência
Antes de autorizar a operação, a ANTT conduziu inspeções e testes operacionais por mais de 30 dias para garantir que a concessionária atendesse a todos os requisitos de segurança e ambientais. O reajuste das tarifas de pedágio, que segue o índice oficial de inflação (IPCA), resultará em um aumento de 10,87%, elevando a tarifa média para veículos de passeio de R$ 14,40 para R$ 16,00, considerando apenas os trechos duplicados.
A ANTT se comprometeu a realizar uma fiscalização contínua para assegurar o cumprimento do contrato e a qualidade dos serviços prestados. A concessionária deverá fornecer informações claras sobre valores, meios de pagamento, descontos e canais de atendimento, com especial atenção a idosos e pessoas com deficiência.
Fonte por: Poder 360
