Anvisa Aprova Vacina de Dose Única Contra a Dengue
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) assinou, na quarta-feira (26 de novembro de 2025), um termo de compromisso que possibilita o registro da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. Esta é a primeira vacina do mundo que é administrada em dose única, e o processo agora avança para a publicação definitiva no Diário Oficial da União.
O Instituto Butantan já produziu 1 milhão de doses da vacina, que serão disponibilizadas no Programa Nacional de Imunização (PNI) em 2026. A produção do imunizante é resultado de uma colaboração entre o instituto, o Ministério da Saúde e o laboratório chinês WiXu. Embora a vacina tenha sido testada em pessoas de 12 a 59 anos, novas análises estão previstas para incluir outras faixas etárias.
Eficácia e Proteção da Vacina
Pesquisas realizadas pelo Instituto Butantan indicam que a proteção oferecida pela vacina dura até 5 anos. Os resultados mostram uma eficácia de 79,6% em casos de dengue sintomática e 89% em casos graves com sinais de alarme. O imunizante é eficaz contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Atualmente, a única vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é a Qdenga, fabricada pela farmacêutica Takeda.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 1,6 milhão de casos prováveis de dengue em 2025, uma redução de 75% em comparação ao ano anterior. O número de mortes também caiu, totalizando 1,6 mil, o que representa uma diminuição de 72% em relação a 2024.
Expectativas para o Calendário Vacinal
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que a nova vacina será incorporada ao calendário vacinal no início de 2026. Ele destacou que a parceria com o laboratório chinês visa aumentar a capacidade de fornecimento do imunizante. Em entrevista, Padilha mencionou que haverá uma reunião com secretários estaduais e municipais de saúde para discutir a implementação da vacina no Programa Nacional de Imunização.
O ministro também informou que um comitê técnico se reunirá na próxima segunda-feira (1º de dezembro de 2025) para definir as estratégias de vacinação, com o objetivo de garantir a imunização em todo o Brasil.
Fonte por: Poder 360
