Ataque armado no Equador resulta em pelo menos 7 mortos

Crime acontece três dias após massacre que deixou seis mortos, entre eles uma bebê.

01/01/2026 23:30

1 min de leitura

atentado no peru

Massacre em Manta, Equador, deixa sete mortos na véspera de Ano Novo

Um ataque armado na cidade portuária de Manta, no Equador, resultou na morte de sete pessoas e deixou dez feridas na véspera de Ano Novo. A polícia local informou que duas vítimas faleceram no local do crime e cinco nos hospitais. Inicialmente, o número de mortos havia sido reportado como seis, mas o chefe de polícia, Carlos Rivadeneira, confirmou o total de sete, incluindo uma criança.

O ataque ocorreu por volta das 23h, enquanto um grupo celebrava a passagem do ano em uma área externa de uma residência. O crime é considerado parte de uma luta territorial entre gangues, embora as vítimas não possuíssem antecedentes criminais.

Contexto de violência no Equador

Este massacre acontece apenas três dias após outro incidente violento na mesma província de Manabí, onde seis pessoas, incluindo uma bebê, foram assassinadas. Devido ao aumento dos homicídios, o governo declarou estado de exceção em Manabí e em outras oito províncias.

Após o ataque, os criminosos deixaram panfletos ameaçadores, sugerindo a rivalidade entre gangues. O Equador enfrenta uma grave crise de segurança, com um aumento significativo na violência relacionada ao tráfico de drogas, tornando-se o país mais violento da América Latina.

Estatísticas alarmantes de homicídios

O país encerra 2025 com um novo recorde de homicídios, com mais de 8.300 assassinatos registrados entre janeiro e novembro. Esse número supera o total de mortes violentas de 2023, que já era alarmante, com uma taxa de 47 homicídios para cada 100.000 habitantes. O Observatório do Crime Organizado prevê que a taxa de homicídios em 2025 pode chegar a 52 por 100.000 habitantes.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.