Resgates de Afogamento nas Praias de São Paulo Durante o Carnaval
O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) realizou 348 resgates de vítimas de afogamento nas praias do litoral paulista durante o Carnaval, entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2026. A maioria das ocorrências foi registrada na Baixada Santista.
Na Baixada Santista, aproximadamente 190 salvamentos ocorreram nas praias de Santos, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá e Bertioga. No litoral norte, que abrange São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, foram 130 resgates. Já no litoral sul, entre Itanhaém e Ilha Comprida, 28 pessoas foram salvas.
Casos Notáveis de Resgates
Em Santos, duas adolescentes, de 12 e 15 anos, foram resgatadas em segurança após uma delas ter pulado na água a partir de uma pedra. Em Ubatuba, o helicóptero Águia 11 da Polícia Militar auxiliou no resgate de um banhista à deriva, posicionando-se estrategicamente para facilitar a operação dos guarda-vidas.
Além disso, cinco pessoas, com cerca de 25 anos, foram arrastadas pela correnteza em Ubatuba após entrarem em uma área sinalizada como perigosa. Os bombeiros agiram rapidamente para retirá-las da água.
Prevenção e Ações do GBMar
O elevado número de ocorrências está relacionado ao grande fluxo de turistas nas praias durante o feriado prolongado, aliado às condições do mar em algumas áreas. Durante o período carnavalesco, o GBMar também realizou 52,1 mil ações preventivas, priorizando a segurança dos banhistas.
O Corpo de Bombeiros não divulgou informações sobre possíveis mortes por afogamento ou detalhes sobre o estado de saúde das vítimas após os resgates, mas o trabalho de prevenção continua sendo uma prioridade, especialmente em fins de semana e feriados.
Fonte por: Poder 360
