Brasil fará doação de 100 toneladas de medicamentos para a Venezuela

Ataque dos EUA em Caracas aniquila principal centro de distribuição de medicamentos da Venezuela

09/01/2026 7:30

1 min de leitura

Brasil anuncia doação de 100 toneladas de medicamentos à Venezue...

Brasil Envia Medicamentos para a Venezuela

O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, anunciou o envio de 100 toneladas de medicamentos e insumos de saúde para a Venezuela. A iniciativa tem como objetivo apoiar a população venezuelana, que recentemente enfrentou uma invasão militar dos Estados Unidos, resultando na apreensão do presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cília Flores.

O ataque em Caracas destruiu o principal centro de distribuição de medicamentos do país. Na primeira remessa, o Brasil enviará 40 toneladas de medicamentos para atender prioritariamente cerca de 16 mil pacientes que necessitam de tratamento de hemodiálise e que estão sem assistência.

Compromisso com a Saúde dos Venezuelanos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que essa doação não comprometerá a assistência aos 170 mil pacientes que realizam diálise no Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Ele ressaltou que o país possui estoques seguros e pode ajudar a Venezuela, lembrando que, durante a pandemia de covid-19, o país vizinho forneceu oxigênio para o tratamento de brasileiros.

Em uma carta enviada à ministra da Saúde da Venezuela, Magaly Gutiérrez, Padilha reafirmou o apoio do governo brasileiro na garantia da assistência à saúde dos venezuelanos, especialmente para os pacientes de diálise afetados pela destruição do centro de distribuição de medicamentos.

Detalhes da Doação

Os insumos que serão enviados foram garantidos por doações de hospitais universitários e filantrópicos de todo o Brasil. Eles incluem medicamentos de uso contínuo, filtros, linhas arterial e venosa, cateteres e soluções para o tratamento de hemodiálise. A Venezuela, que faz fronteira com o Brasil em mais de mil quilômetros, receberá esses materiais essenciais.

As 100 toneladas de doações ficarão armazenadas no Centro de Distribuição de Insumos e Medicamentos do Ministério da Saúde, localizado em Guarulhos (SP), até serem totalmente despachadas.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.