Brasil recebe vantagens de programa militar dos EUA para aquisição de armamentos
O país realizou uma aquisição de 950 milhões de dólares em equipamentos nos Estados Unidos em maio de 2024.

O Brasil se destaca como um dos maiores receptores do programa de vendas de equipamentos militares americanos, denominado FMS (Foreign Military Sales). De acordo com o Departamento de Estado, o programa totalizou mais de 80 bilhões de dólares em 2023.
O FMS foi criado pelos EUA com o objetivo de fortalecer a indústria e a segurança interna americana, além de contribuir para a paz mundial. O programa autoriza a comercialização de equipamentos militares avançados para governos considerados “parceiros”, frequentemente com valores reduzidos em comparação aos preços de mercado.
A iniciativa americana também oferece a venda de equipamentos de segunda linha, provenientes de estoques do governo dos Estados Unidos, com preços reduzidos para países aliados. O programa contempla treinamento, assistência técnica, documentação e suporte logístico para as Forças Armadas dos países envolvidos.
O Brasil mantém vínculos históricos com os Estados Unidos na área militar. Em maio de 2024, as Forças Armadas brasileiras solicitaram a aquisição, via FMS, de mísseis, veículos blindados, aeronaves de transporte, componentes de suporte para caças F-5, sistemas navais, de comunicação, de guerra eletrônica e de inteligência. O valor total da compra seria de US$ 950 milhões.
Os Estados Unidos autorizaram a aquisição. As remessas, que já iniciaram, ocorrerão até 2028, de acordo com o cronograma divulgado pelo Exército brasileiro na portaria 1.301 de 2024.
O Poder360 contatou o Ministério da Defesa e a FAB (Força Aérea Brasileira) para verificar se as entregas prosseguem, mesmo com a distância entre os países, porém não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.
Fonte por: Poder 360