Brasil receberá 15 marcas de automóveis chinesas até o final de 2025; veja a lista

BYD e JAC disponibilizam os modelos elétricos mais acessíveis; nova unidade da GWM foi aberta na sexta-feira (15.ago.2025).

18/08/2025 6:05

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Brasil receberá 15 marcas de automóveis chinesas até o final de 2025; veja a lista
(Imagem de reprodução da internet).

O Brasil receberá 15 marcas de automóveis chinesas até o fim do ano. A nova oferta ampliará as escolhas dos consumidores, principalmente nos segmentos de veículos elétricos e híbridos.

Nos mercados brasileiros, os veículos chineses oferecem preços iniciais competitivos. JAC, BYD e CAOA Chery lideram com os modelos mais acessíveis: R$ 120 mil. Os carros são, respectivamente, E-JS1, Dolphin Mini 2026 e Tiggo 5x Sport. Os dois primeiros são 100% elétricos; já o Tiggo 5x Sport é movido por motor flex a combustão.

A Zeekr, com o maior valor entre as montadoras chinesas consolidadas no Brasil, oferece seu modelo mais acessível, o X, um veículo 100% elétrico, por R$ 298 mil. Já a GWM (Great Wall Motors), que iniciou suas operações com uma unidade fabril em São Paulo na sexta-feira (15.ago.2024), disponibiliza seu modelo de entrada, o 03 SKIN BEV8, também com tração elétrica, por R$ 169 mil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente na inauguração da montadora chinesa em Iracemápolis (SP). De acordo com o governo federal, a unidade da GWM gerará, até o fim do ano corrente, 1.000 empregos.

A empresa chinesa prevê um investimento de R$ 4 bilhões no Brasil até 2026, incluindo a instalação dessa fábrica. Entre 2027 e 2032, estima-se um investimento adicional de R$ 6 bilhões.

A BYD começou, em 1º de julho de 2025, a fase de testes de sua linha de produção em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, Bahia. A empresa opera nas instalações antigas da Ford, com capacidade inicial de 150 mil veículos por ano.

Importante

A expansão das montadoras chinesas no mercado brasileiro persiste apesar do aumento da alíquota de importação. A taxa, que era nula em 2024, elevou-se para cerca de 20% atualmente, e deverá atingir 35% no futuro.

Neta Potenza, Omoda & Jaecoo, GAC e Zeekr já comercializam seus modelos no Brasil por meio de importação direta. As demais empresas chinesas, como Leapmotor, SAIC, Changan, FAW Trucks, Dongfeng e BAIC, ainda não divulgaram os preços oficiais de seus veículos para o país.

Exportações

As exportações de automóveis da China mantiveram-se em ascensão nos primeiros sete meses de 2025. Entre janeiro e julho de 2025, os envios de veículos chineses para o exterior aumentaram 12,8% em relação ao mesmo período de 2024, totalizando 3,68 milhões de unidades. Os dados foram divulgados pela CAAM (Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis) na segunda-feira (11.ago.2025), que afirmou que o crescimento foi impulsionado principalmente pela demanda por NEVs (Veículos de Nova Energia), automóveis movidos total ou parcialmente por fontes alternativas aos combustíveis fósseis tradicionais (como elétricos a bateria, híbridos plug-in e veículos a célula de hidrogênio).

Fonte por: Poder 360

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