Buraco na Marginal Tietê gera congestionamento de 50 km em SP

Prefeitura realiza reparos no asfalto, mas nova cedência adia conserto para sábado (10)

10/01/2026 0:30

1 min de leitura

Trânsito na marginal Tietê, sentido Ayrton Senna

Cratera na Marginal Tietê causa congestionamento em São Paulo

Na manhã desta sexta-feira (9), um buraco se abriu na Marginal Tietê, gerando um grande congestionamento em uma das principais vias de São Paulo. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a lentidão chegou a atingir 50 quilômetros por volta das 17h.

A cratera se formou no sentido da rodovia Ayrton Senna, a aproximadamente 500 metros da ponte da Vila Maria, resultando no fechamento da via central. O tráfego congestionado se estendeu até a ponte da Freguesia do Ó, com motoristas enfrentando esperas de até uma hora e meia. Por volta das 20h25, a CET registrou 254 km de lentidão em toda a cidade.

Reparos e previsão de conclusão

O buraco apareceu ainda pela manhã. No início da tarde, equipes da prefeitura tentaram realizar reparos, mas o asfalto cedeu novamente. A Prefeitura de São Paulo informou que a previsão para a conclusão dos consertos na Marginal é para a manhã deste sábado (10), devido às chuvas.

A CET está monitorando a situação. Segundo a prefeitura, a cratera foi causada pelo estouro de uma caixa de inspeção da galeria de águas pluviais, em decorrência das fortes chuvas. A caixa já foi consertada e o solapamento fechado, restando apenas a finalização da recomposição do pavimento.

Histórico de problemas na Marginal Tietê

Este é o segundo incidente de abertura de buraco na Marginal Tietê em poucos meses. Em abril de 2025, uma cratera se formou na altura da Ponte Atílio Fontana, também devido a sobrecarga nas redes de esgoto provocada por chuvas intensas. Embora o local tenha sido reparado, voltou a ceder no mês seguinte. As obras na área afetada continuam, com previsão de término em março de 2026.

Conclusão

A situação na Marginal Tietê destaca a necessidade de monitoramento e manutenção das infraestruturas urbanas, especialmente em períodos de chuvas intensas. A prefeitura e a CET seguem trabalhando para minimizar os impactos no tráfego e garantir a segurança dos motoristas.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.