Câmara nega ter sido informada sobre viagem de Ramagem aos EUA
Casa nega ter recebido solicitação de afastamento do deputado, que foi flagrado em imagens nos Estados Unidos; PSOL pede prisão preventiva.
Deputado Alexandre Ramagem é alvo de pedido de prisão preventiva
A Câmara dos Deputados anunciou nesta quinta-feira, 20, que não foi informada sobre a saída do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) do Brasil. A Casa também esclareceu que não houve solicitação de afastamento ou aviso prévio à Presidência. Em comunicado, a Câmara destacou que Ramagem apresentou atestados médicos entre 9 de setembro e 8 de outubro, e novamente entre 13 de outubro e 12 de dezembro.
Imagens revelam viagem aos Estados Unidos
A situação se complicou após a divulgação de imagens pelo site PlatôBR, que mostram Ramagem nos Estados Unidos. Isso levou o PSOL a solicitar sua prisão preventiva, alegando que a viagem representa um risco de fuga. O deputado foi condenado a 16 anos e 1 mês de prisão em regime fechado por crimes como organização criminosa armada e tentativa de golpe de Estado.
Decisão do Supremo Tribunal Federal
O ministro Alexandre de Moraes determinou que todos os réus do chamado “núcleo crucial” entregassem seus passaportes e ficassem proibidos de viajar para fora do país. O pedido do PSOL à Polícia Federal para a prisão de Ramagem foi feito após a circulação de imagens que o mostravam fora do Brasil.
Risco de descumprimento das condições judiciais
O ofício assinado pelo deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) afirma que Ramagem estaria em um condomínio de luxo em Miami. O documento ressalta que a viagem pode representar um descumprimento das condições impostas pelo Supremo, colocando em risco a execução da pena. Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), foi condenado por criar uma estrutura paralela para monitorar opositores.
Nota oficial da Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados informou que não autorizou nenhuma missão oficial no exterior para Ramagem e que não recebeu comunicação sobre seu afastamento do território nacional. Além disso, reiterou que o deputado apresentou atestados médicos nos períodos mencionados anteriormente.
Fonte por: Estadao
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.