Carlos Viana reprova declaração do ministro sobre CPI do INSS ser “pirotecnia”

Wolney Queiroz critica congressistas que buscam apenas votos e likes em entrevista nesta 5ª feira. Confira no Poder360.

23/10/2025 16:00

1 min de leitura

CPI do INSS Carlos Viana Wolney Queiroz

Conflito entre Senador e Ministro da Previdência

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), criticou o ministro da Previdência, Wolney Queiroz (PDT), após este questionar o andamento dos trabalhos da comissão. Durante uma entrevista, Queiroz se referiu à atuação de alguns congressistas, especialmente da oposição, como “pirotecnia”.

Viana respondeu afirmando que o ministro não demonstra interesse em acelerar os trabalhos da CPI. Ele destacou que, se aposentados prejudicados pelo esquema de desvio de pagamentos receberam seus valores de volta, foi graças ao trabalho da comissão, que “jogou luz sobre o esgoto da ladroagem na Previdência brasileira”.

Reações e Desdobramentos

A declaração de Viana foi uma resposta ao deputado federal Rogério Correia (PT-MG), que mencionou a medida provisória 1.306 de 2025, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que visa agilizar o ressarcimento aos aposentados. Essa medida destina R$ 3,3 bilhões ao ministério de Wolney Queiroz.

Viana expressou sua satisfação com a preocupação de Correia em acelerar os trabalhos, mas ressaltou que essa visão não é compartilhada pelo ministro da Previdência. Ele criticou Queiroz por desmerecer a CPMI, afirmando que o ministro considera o trabalho da comissão como sem relevância.

Ministro Responde e Desculpas São Apresentadas

O ministro Queiroz, em sua fala, atacou os congressistas da oposição, alegando que eles buscam criar um “palco” para conquistar votos e likes. Em resposta, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) leu um pedido de desculpas escrito por Queiroz, onde ele expressou respeito pelo trabalho da CPMI e pelos parlamentares envolvidos nas investigações.

Queiroz enfatizou que o Ministério da Previdência é um parceiro nas investigações, buscando colaborar com a CPMI e reafirmando seu compromisso com a seriedade do processo. Essa troca de declarações evidencia a tensão entre o governo e a oposição em relação à condução das investigações sobre o INSS.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.