CBF dispensa Ramon Menezes após seleção sub-20 ser eliminada no Mundial
Brasil finaliza Copa do Mundo com duas derrotas e um empate, a pior campanha da história; entidade considera novo direcionamento para as categorias de base.

CBF demite técnico da seleção sub-20 após eliminação no Mundial
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou neste domingo (5) a demissão de Ramon Menezes do cargo de técnico da seleção sub-20. A decisão ocorreu um dia após a equipe ser eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo da categoria, realizada no Chile. O Brasil terminou a competição sem vitórias, acumulando duas derrotas (para Marrocos e Espanha) e um empate (com o México), totalizando apenas um ponto e ficando na última posição do grupo. Esta é a primeira vez que a seleção sub-20 é eliminada na fase de grupos do Mundial.
Motivos da demissão e desempenho da equipe
Em comunicado, a CBF explicou que a decisão foi tomada após uma avaliação do ciclo de trabalho de Ramon. A entidade agradeceu ao treinador pela dedicação e profissionalismo demonstrados à frente das equipes de base e da seleção principal, que ele comandou interinamente em 2023. Após a derrota para a Espanha, Ramon mencionou as dificuldades enfrentadas para reunir o elenco, devido à falta de liberação de jogadores pelos clubes.
Desafios enfrentados pela seleção
Como o torneio não ocorre em Data FIFA, os clubes não são obrigados a liberar seus atletas. O Brasil, por exemplo, não pôde contar com Estêvão (Chelsea) e Endrick (Real Madrid), que estavam convocados para a seleção principal. O principal destaque brasileiro na competição foi Wesley, atacante revelado pelo Corinthians e atualmente no Al Nassr, da Arábia Saudita.
Futuro da seleção sub-20
Ramon Menezes estava à frente da seleção sub-20 desde 2022 e já acumulava resultados negativos. Na edição anterior do Mundial sub-20, em 2023, o Brasil foi eliminado nas quartas de final por Israel. Além disso, a seleção também não conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, terminando em terceiro lugar no Pré-Olímpico Sul-Americano, atrás de Argentina e Paraguai. Com a saída de Ramon, a CBF ainda não anunciou quem assumirá o cargo de técnico da seleção sub-20.
Fonte por: Jovem Pan