CEO da Latam admite falha na comunicação sobre bagagem de mão

Jerome Cadier admite erro ao detalhar nova tarifa internacional sem mala de mão; reação já alcançou o Congresso.

20/10/2025 23:30

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CEO da Latam Airlines Brasil, Jerome Cadier
CEO da Latam Airlines Brasil, Jerome Cadier

Latam Brasil Reconhece Falhas na Comunicação de Novas Tarifas

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, admitiu na segunda-feira (20 de outubro de 2025) que as companhias aéreas falharam na comunicação das novas tarifas que limitam o transporte de bagagem de mão em voos internacionais. Durante a 21ª Assembleia Geral e Fórum de Líderes da Alta, em Lima, Peru, ele destacou que a mensagem foi mal interpretada, levando os consumidores a acreditar que as empresas estavam cobrando pelo uso do compartimento de bagagem.

Cadier enfatizou que a intenção era oferecer opções diferentes aos clientes, mas reconheceu que a comunicação não foi eficaz. Ele afirmou que a nova tarifa Basic permite que os passageiros levem apenas uma bolsa ou mochila de até 10 kg, sem direito a mala de mão, o que gerou reações negativas de consumidores e autoridades.

Reação do Congresso e Propostas de Legislação

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, anunciou que irá pautar com urgência o projeto de lei 5.041/2025, que garante aos passageiros o direito de levar uma mala de mão e um item pessoal sem custo adicional em voos. Motta criticou as companhias aéreas, afirmando que a Câmara não aceitará abusos em relação aos direitos dos consumidores.

A discussão sobre as tarifas de bagagem ganhou força após a Gol Linhas Aéreas adotar uma política semelhante à da Latam, permitindo apenas um item pessoal em voos internacionais. O Procon-SP e outros órgãos de defesa do consumidor estão analisando a transparência das informações prestadas pelas companhias sobre as novas regras.

Defesa das Companhias Aéreas e Expectativas Futuras

As companhias aéreas defendem que as novas tarifas não representam cobranças adicionais, mas sim uma opção mais econômica para passageiros que viajam com menos bagagem. A Abear, associação do setor, afirma que essas categorias visam oferecer mais flexibilidade de preços aos consumidores.

Com a tramitação do projeto de lei e a análise das autoridades de defesa do consumidor, a discussão sobre as tarifas de bagagem deve se intensificar nas próximas semanas, refletindo as preocupações dos passageiros e as respostas das companhias aéreas.

Fonte por: Poder 360

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