Ciclone se forma no Sudeste a partir de sexta-feira, alerta Inmet
Grandes volumes de chuva são esperados em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Confira os detalhes no Poder360.
Ciclone se Forma no Sudeste do Brasil
Um ciclone está previsto para se formar na região Sudeste do Brasil a partir de sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, trazendo grandes volumes de chuva para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Inmet alerta que o sistema se originará no litoral do Sudeste, resultando em chuvas que podem ultrapassar 100 mm nas áreas da Serra da Mantiqueira. No litoral paulista, os volumes de chuva podem exceder 60 mm.
Impactos das Chuvas e Tempestades
A atuação do ciclone deve provocar tempestades na cidade de São Paulo na sexta-feira, com risco de queda de granizo em várias partes do Estado e em municípios vizinhos de Minas Gerais, especialmente no Triângulo Mineiro.
No sábado, 31 de janeiro, as chuvas devem se concentrar entre o Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro, com acumulados que podem superar 100 mm em 24 horas. Também há previsão de tempestades localizadas no norte de Santa Catarina, leste do Paraná e sul de São Paulo.
A previsão indica que o ciclone continuará atuando até o início da próxima semana, favorecendo a formação de um canal de umidade entre o Espírito Santo e Mato Grosso.
Frente Fria e Seus Efeitos
A partir de quinta-feira, 29 de janeiro, a passagem de uma frente fria deve causar chuvas intensas e tempestades isoladas no Paraná e em Santa Catarina. As áreas mais afetadas incluem a região metropolitana de Curitiba, o norte de Santa Catarina, o Vale do Itajaí e a região serrana, com possibilidade de acumulados de até 100 mm em 24 horas.
Eventos Recentes em São Paulo
Na capital paulista, a terça-feira, 27 de janeiro, foi marcada por tempestades e quedas de energia. A Defesa Civil emitiu alertas para várias regiões, e cerca de 80.000 imóveis na região metropolitana ficaram sem luz, conforme dados da Enel SP.
Na quarta-feira, 28 de janeiro, 18.594 clientes da Enel estavam com o fornecimento de energia interrompido, sendo 17.770 na capital. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) informou que as primeiras horas da madrugada apresentaram céu nublado e temperatura em torno de 19ºC, sem registros de chuva na região metropolitana.
Recentemente, um homem de 75 anos faleceu em uma enchente na Vila Guilherme, zona Norte de São Paulo, enquanto tentava retirar seu veículo da via durante uma forte chuva. Desde dezembro de 2025, o Estado já contabiliza 13 mortes em decorrência das chuvas, aproximando-se dos números do verão anterior, que registrou 18 óbitos.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.