Ciro Gomes se junta ao PSDB e almeja governo do Ceará em 2026

Ozires Pontes, presidente do partido no Estado, anuncia filiação de Gomes, que estava no PDT desde 2015.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ciro Gomes se filia ao PSDB no Ceará

O presidente do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, anunciou na sexta-feira (17 de outubro de 2025) a filiação do ex-governador Ciro Gomes ao partido. Ciro tem a intenção de concorrer novamente ao governo do Ceará nas eleições de 2026.

Ozires Pontes revelou que o anúncio oficial da filiação ocorrerá na quarta-feira (22 de outubro), às 9h30, em um hotel em Fortaleza. Ele destacou: “O Ceará quer o Ciro de novo”. Pontes também é prefeito de Massapê, no Ceará.

Motivações e Contexto da Filiação

O ex-senador Tasso Jereissati é considerado uma figura chave para persuadir Ciro a se juntar ao PSDB, que ele vê como “o partido certo”. Ciro estava no PDT desde 2015 e, na mesma sexta-feira, enviou sua carta de desfiliação ao partido.

O político já disputou quatro eleições presidenciais (1998, 2002, 2018 e 2022), sendo que nas duas últimas representou o PDT. Em 2022, Ciro obteve apenas 3% dos votos válidos, ficando em quarto lugar, atrás de Simone Tebet.

Declarações sobre a Presidência

Apesar das movimentações recentes, Ciro Gomes afirmou que não pretende mais concorrer à Presidência. Em setembro, ele declarou à Rádio Itatiaia que “não quer mais ser candidato, não. Não quero mais importunar os eleitores”.

Histórico Político de Ciro Gomes

Antes de sua filiação ao PDT, Ciro Gomes passou por diversos partidos, incluindo PDS, PMDB, PSDB, PPS, PSB e Pros. Ele foi governador do Ceará de 1991 a 1994, representando o PSDB.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile