CNI aponta queda na expectativa de crescimento industrial de 2% para 1,7% em 2025

A projeção para o setor agropecuário é bastante expressiva, elevando-se de 5,5% para 7,9%.

19/08/2025 0:14

1 min de leitura

CNI aponta queda na expectativa de crescimento industrial de 2% para 1,7% em 2025
(Imagem de reprodução da internet).

Diante das altas taxas de juros e do contexto externo instável, a indústria brasileira deverá apresentar um crescimento menor em 2025. A CNI (Confederação Nacional da Indústria) projeta que o PIB do setor reduza de 2% para 1,7%.

O avanço da indústria em 2024 atingiu 3,3%. A diminuição da projeção de crescimento do setor, segundo a CNI, se deve principalmente à indústria de transformação, que apresentará desempenho inferior ao esperado, 1,5%, em vez de 1,9% que já era metade do crescimento de 2024.

A CNI declarou que “ainda existem muitas incertezas e o balanço de riscos é amplamente negativo para a Indústria brasileira”.

A projeção para o agronegócio é bastante expressiva, elevando-se de 5,5% para 7,9%. O setor, associado a um mercado de trabalho aquecido, deverá manter o crescimento de 2,3% do PIB, apesar da taxação dos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras.

Identificamos um problema ao analisarmos os números: os setores mais próximos do ciclo econômico, como a indústria e os serviços, têm apresentado um dinamismo em declínio. Nesse cenário, a projeção para o PIB não mudou devido à maior safra agrícola e ao mercado de trabalho aquecido, porém a composição do crescimento não é tão favorável, afirma o economista da CNI Mário Sérgio Telles.

A CNI projeta um crescimento de 2,3% do PIB para 2025, o menor índice em cinco anos, com um desempenho desigualmente distribuído entre os setores.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):