Campanha Outubro Rosa Destaca Importância da Prevenção do Câncer
A prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado do câncer de mama e do colo do útero são essenciais para salvar vidas. Essa mensagem foi enfatizada pela ministra das Mulheres, Marcia Lopes, durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília.
Segundo a ministra, “O Outubro Rosa simboliza vida, esperança e cuidado“, ressaltando a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) nesse contexto. Ela incentivou as mulheres a realizarem mamografias pelo SUS.
Dados sobre o Câncer de Mama no Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres brasileiras e a principal causa de morte por câncer no país. Para o triênio de 2023 a 2025, estima-se que haja 73.610 novos casos por ano, o que representa um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Em 2021, foram registrados 18.139 óbitos de mulheres devido ao câncer de mama. No entanto, a maioria dos casos tem um bom prognóstico quando tratados de forma adequada e em tempo hábil.
O Inca recomenda que as mulheres realizem a autoexame das mamas regularmente e que façam mamografias como parte da detecção precoce do câncer.
Prevenção do Câncer do Colo do Útero
O câncer do colo do útero está relacionado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV. A vacinação contra o HPV é a principal forma de prevenção, sendo recomendada para meninas e meninos de 9 a 14 anos. A vacina também é disponibilizada no SUS para pessoas de 9 a 45 anos que vivem com HIV/aids, transplantados e pacientes oncológicos.
A detecção precoce do câncer do colo do útero é feita por meio do exame Papanicolau, recomendado para mulheres de 25 a 64 anos a cada três anos.
A ministra destacou que o SUS fortalece as ações de prevenção do câncer do colo do útero, reafirmando o valor do cuidado e a importância de garantir que todas as mulheres tenham acesso a informações e serviços de saúde.
Reconhecimento das Mulheres Idosas
Durante a conferência, também foi celebrado o Dia Internacional das Pessoas Idosas, conforme instituído pela ONU. Dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE mostram que a população idosa no Brasil é de 32,1 milhões de pessoas, representando 15,8% da população total.
As mulheres são a maioria entre os idosos, totalizando 55,7%. A ministra reconheceu que as mulheres idosas enfrentam desigualdades de gênero, violência e exclusão, e enfatizou a necessidade de promover cuidados adequados para essa população.
Ela afirmou que o governo federal lançará um Plano Nacional de Cuidados que incluirá ações voltadas para os idosos, destacando a importância de cuidar das mulheres em todas as fases da vida.
Fonte por: Poder 360