Conselho de Controle Externo de Contas (TCU) aponta irregularidade na divulgação dos gastos do governo federal com a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30)

Inquérito protocolado pela Câmara dos Deputados integra os processos que a Corte já avaliava. Leia no Poder360.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O TCU validou, na quarta-feira (13.ago.2025), o pedido da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados para que a Corte fiscalize e forneça informações sobre como o governo federal está gastando dinheiro público na preparação da COP30, com ênfase em evitar desperdícios, irregularidades ou falta de transparência. A decisão da Corte está disponível em PDF (387 kB).

A Corte, no acórdão do processo, informa que a solicitação integra as análises já existentes no Tribunal sobre a realização da conferência. “Cumpre esclarecer que o TCU já vem atuando ativamente nas contratações referentes à organização e realização da COP30 […]. Estes novos processos somam-se a eles”, informou a Corte no registro do processo.

O pedido contempla a análise dos seguintes contratos:

O ministro relator do processo, Aroldo Cedraz, afirmou que, assim que os processos indicados forem analisados pelo TCU, serão encaminhados à Câmara.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile