Conselho de Ética realiza sorteio de novos deputados para lista tríplice na Câmara

Processo é reeditado após pedido de saída de Castro Neto e Zé Haroldo Cathedral da lista anterior

1 min de leitura
Plenário da Câmara dos Deputados durante protesto de parlamentares aliados de Jair Bolsonaro

Plenário da Câmara dos Deputados durante protesto de parlamentares aliados de Jair Bolsonaro

Deputados são sorteados para relatoria de suspensão de mandatos na Câmara

Na terça-feira (21), o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados realizou o sorteio dos deputados Moses Rodrigues (União-CE) e Josenildo (PDT-AP) para compor a lista tríplice que irá relatar o pedido de suspensão dos mandatos de parlamentares envolvidos em um motim em protesto à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O sorteio foi necessário após os deputados Castro Neto (PSD-PI) e Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) solicitarem a retirada de seus nomes da lista anterior.

Além de Moses e Josenildo, o deputado Albuquerque (Republicanos-RR) também poderá assumir a relatoria. A decisão final sobre quem ocupará a função caberá ao presidente do Conselho de Ética, Fabio Schiochet (União-SC).

Contexto da representação contra os parlamentares

Esta é a fase inicial da tramitação da representação que visa punir os parlamentares. A proposta de punição foi encaminhada pela Corregedoria da Câmara, liderada pelo deputado Diego Coronel (PSD-BA). Os deputados Zé Trovão (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS) são os alvos do pedido de suspensão de 30 dias, devido à tentativa de impedir fisicamente o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de retomar a votação de propostas legislativas.

De acordo com as normas do Conselho de Ética, apenas parlamentares que não pertencem ao mesmo partido ou estado dos envolvidos na representação podem integrar a relatoria.

Considerações finais

A situação evidencia a tensão política atual e a necessidade de um processo ético claro na Câmara dos Deputados. O desdobramento desse caso será acompanhado de perto, uma vez que pode impactar a dinâmica legislativa e a confiança pública nas instituições. A escolha do relator será um passo crucial para a continuidade do processo.

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile