COP-30: grupo de Schwarzenegger busca parceria entre Pará e Califórnia contra incêndios

Objetivo é compartilhar estratégias e tecnologias para fortalecer a proteção de florestas e comunidades contra desastres climáticos.

25/11/2025 20:30

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Parceria entre Califórnia e Pará visa prevenção de incêndios florestais

A Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e a Floresta (GCFTF), idealizada pelo ator Arnold Schwarzenegger, anunciou uma colaboração entre a Califórnia e o Pará durante a COP-30, realizada em Belém (PA). O foco da parceria é a troca de estratégias e tecnologias para fortalecer a proteção de florestas e comunidades contra incêndios florestais.

Memorando de Cooperação entre os Estados

O memorando assinado entre a Califórnia e o Pará estabelece uma cooperação entre o Vale do Silício e o Vale Bioamazônico. O governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a iniciativa como um hub de inovação que integra políticas ambientais e equipamentos já existentes.

Os incêndios florestais são uma preocupação crescente, tanto na Califórnia quanto no Brasil, onde esses eventos se tornam cada vez mais frequentes. Durante a conferência climática, também foi firmado um acordo entre a força-tarefa de Schwarzenegger, governos amazônicos e instituições de pesquisa, visando acelerar a transição para uma economia sustentável, com ênfase em inovação e inclusão social.

Contexto da COP-30 e Composição da Força-Tarefa

A COP-30 ocorreu de 10 a 22 de setembro, mas não incluiu em seu documento final um roteiro para a transição do uso de combustíveis fósseis. A força-tarefa de Schwarzenegger abrange estados de 11 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Espanha, Indonésia, Nigéria e Costa do Marfim. No Brasil, a representação inclui os estados do Maranhão, Amapá, Tocantins, Pará, Roraima, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia e Acre.

Fonte por: Estadao

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.