COP-30: rascunho final omite plano para deixar petróleo e combustíveis fósseis

Lula destaca criação de mapa do caminho na cúpula de Belém; negociações reiniciadas após incêndio no local da conferência.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

COP-30: Último Dia em Clima de Incerteza Após Incêndio

A Cúpula do Clima das Nações Unidas, conhecida como COP-30, chega ao seu último dia previsto em meio a incertezas, após um incêndio que interrompeu as negociações. Na madrugada de sexta-feira, 21, a presidência da conferência divulgou uma nova versão do rascunho do documento final, que não menciona a criação de um “mapa do caminho” para a eliminação do uso de combustíveis fósseis.

Novas Diretrizes e Frustrações

O documento, intitulado “Decisão Mutirão”, foi apresentado às 3 horas da manhã e aborda as principais controvérsias das negociações climáticas. A ausência de um plano para abandonar o petróleo e outros combustíveis fósseis, considerados os principais responsáveis pelo aquecimento global, gerou descontentamento entre ambientalistas, que esperam avanços significativos na transição energética.

Demandas e Resistências

O “mapa do caminho” contava com o apoio de aproximadamente 80 países e foi uma das solicitações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Cúpula de Líderes que antecedeu a COP-30. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, também defendeu essa proposta. Contudo, países produtores de petróleo mostraram resistência à sua criação.

Reações e Ações Futuras

Após a divulgação do rascunho, um grupo de países enviou uma carta à presidência da COP-30, manifestando que não aceitaria um documento que não incluísse o mapa do caminho. Entre os signatários estão Colômbia, Alemanha, Ilhas Marshall e Vanuatu, que enfrentam riscos significativos devido ao aumento do nível do mar.

Expectativas para o Fim de Semana

Um incêndio na quinta-feira, 20, causou tumulto e interrompeu as negociações em Belém, mas o espaço onde ocorrem as reuniões foi reaberto à noite. As sessões plenárias devem ser retomadas nesta sexta-feira, e embora o término oficial da conferência estivesse previsto para hoje, há expectativa de que as discussões se estendam pelo fim de semana, como ocorreu em cúpulas anteriores.

Fonte por: Estadao

Sair da versão mobile