Copa de 2026 pode afetar clubes até em jogos da Libertadores; entenda o motivo

Calendário renovado para o próximo ano traz novidades, mas ainda enfrenta desafios em datas próximas às convocações.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Super Data-Fifa: Mudanças no Calendário do Futebol a Partir de 2026

A FIFA anunciou alterações significativas no modelo das Datas-Fifa, que são períodos dedicados a amistosos e Eliminatórias, durante os quais os clubes devem liberar seus jogadores. Essas mudanças visam otimizar o calendário do futebol a partir de 2026, trazendo novas dinâmicas para as competições.

Novidades no Calendário do Futebol Brasileiro

O novo calendário do futebol brasileiro, que será implementado em 2026, traz diversas inovações. Entre as principais mudanças estão:

Impactos nas Competições

A CBF destacou que essas alterações são apenas o começo e que novas mudanças devem ser introduzidas nos próximos anos. Um dos principais ajustes a serem feitos é o aumento do intervalo entre o término das Datas-Fifa e o início das partidas do Brasileirão.

Em 2026, até mesmo os torneios da Conmebol, como a Libertadores e a Sul-Americana, que tradicionalmente não são afetados pelas pausas, terão rodadas com times desfalcados devido às convocações.

Preparativos para a Copa do Mundo de 2026

A Copa do Mundo de 2026 contará com 48 seleções e ocorrerá ao longo de cinco semanas. Os clubes deverão liberar os jogadores convocados a partir de 25 de maio, data em que a CBF prevê o início da apresentação no CT em Teresópolis. A única exceção será para as equipes que chegarem à final da Liga dos Campeões da Europa, marcada para 30 de maio.

O calendário indica que a 18ª rodada da Série A será realizada em 31 de maio, já dentro do período de liberação dos atletas. O recesso do Brasileirão começará em 1º de junho e a competição retornará em 22 de julho, três dias após a final do Mundial.

Desafios para as Competições de Clubes

A fase de grupos da Libertadores e da Sul-Americana terá sua sexta rodada em 27 de maio, também durante o período de liberação exigido pela FIFA. A Conmebol poderá considerar estender a exceção que libera jogadores para a final da Champions às suas competições.

As Datas-Fifa continuarão a coincidir com o início de rodadas do Brasileirão, aumentando a possibilidade de perda de atletas devido a viagens longas e desgaste físico. O calendário de 2026 introduz uma pausa mais longa para treinos e jogos de seleções, além de Datas-Fifa em março e novembro, e em junho, em função da Copa do Mundo.

Para 2027, está prevista uma paralisação do campeonato durante a Copa do Mundo feminina, que ocorrerá no Brasil entre 24 de junho e 25 de julho, o que pode dificultar novas alterações estruturais no calendário, que poderão ser adiadas para 2028.

Fonte por: Estadao

Sair da versão mobile