Corrêa do Lago afirma que mapa do caminho não está no texto final da COP30

Presidente da 30ª Conferência do Clima afirma que Brasil liderará a transição para o fim dos combustíveis fósseis.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Proposta do Brasil não será incluída na COP30

A proposta brasileira conhecida como “mapa do caminho”, que visa acabar com a dependência global de combustíveis fósseis, não fará parte da carta final da COP30. A confirmação foi dada pelo presidente da conferência, André Corrêa do Lago.

Segundo o embaixador, a iniciativa será anunciada como uma ação da presidência brasileira, mas não será incorporada ao texto final. A declaração foi feita durante a manhã de sábado (22) nos corredores da Blue Zone.

Desafios enfrentados pela proposta brasileira

A proposta recebeu apoio de mais de 80 países, mas enfrenta forte resistência, especialmente de nações produtoras de petróleo, como a Arábia Saudita. Esses países argumentam que qualquer referência aos combustíveis fósseis pode prejudicar seu desenvolvimento econômico.

Durante a madrugada, negociadores de alto escalão se reuniram para discutir os principais pontos e buscar um consenso. Após intensos debates, a presidência da Conferência do Clima agendou plenárias de encerramento para as 10h.

Expectativas para a conclusão da COP30

André Corrêa do Lago expressou otimismo em relação à aprovação de vários documentos, prevendo que por volta das 10h30 muitos deles seriam aceitos. Ele destacou a colaboração entre os 195 países participantes como um fator positivo para o progresso das negociações.

Fonte por: CNN Brasil

Sair da versão mobile