Cruzeiro busca vitória em estreia no Brasileirão contra o Botafogo

Equipe celeste desafia o Glorioso no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (29), às 21h30.

29/01/2026 7:20

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Retorno do Brasileirão: Cruzeiro e Botafogo se enfrentam

O Brasileirão está de volta e o Cruzeiro busca o pentacampeonato ao enfrentar o Botafogo nesta quinta-feira (29), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Este é o primeiro jogo da competição nacional para ambas as equipes.

Após uma derrota no clássico contra o Atlético-MG no último domingo (25), o Cruzeiro sabe da importância de iniciar a competição com uma vitória. O Botafogo, por sua vez, também busca um triunfo para trazer tranquilidade em um momento conturbado.

Desafios das Sociedades Anônimas do Futebol (SAF)

As SAFs dos clubes, estabelecidas em 2021, enfrentam realidades distintas. O Botafogo, sob a gestão de John Textor, vive uma crise financeira e institucional, com constantes notícias negativas e saídas de jogadores importantes.

Em contraste, o Cruzeiro, sob a liderança de Pedro Lourenço, está em uma fase positiva, tendo investido na contratação de Gerson por 30 milhões de euros e mantendo os principais jogadores do elenco, o que gera um clima de otimismo.

Preparação do Botafogo

Com duas vitórias em dois jogos sob o comando do técnico Martin Anselmi, o Botafogo se prepara para enfrentar o Cruzeiro, que representa um grande desafio. O time busca quebrar um tabu de quase sete anos sem vencer o adversário.

A principal dúvida no ataque é entre Santi Rodríguez e Artur, enquanto Marçal pode ser uma novidade na defesa. O Botafogo espera quebrar a sequência negativa contra o Cruzeiro, que não vence desde 2016.

Preparação do Cruzeiro

O técnico Tite contará com a maioria dos jogadores para a partida, mantendo a base que perdeu para o Atlético no Campeonato Mineiro, mas com possíveis mudanças. A expectativa é pela estreia de Gerson como titular.

Lucas Villalba, ainda se recuperando de lesão, não viajará, assim como Luis Sinisterra, Matheus Cunha e Marquinhos. Por outro lado, Matheus Henrique, recuperado de uma contratura, foi relacionado para o jogo.

O Cruzeiro teve um início de temporada misto, com três derrotas e duas vitórias, sendo que apenas duas partidas foram disputadas com o time completo.

Tabus em Jogo

O Cruzeiro carrega dois tabus importantes para a partida. O time não perde para o Botafogo há quase dez anos, com o último revés ocorrido em setembro de 2016. Desde então, foram 15 confrontos, com seis vitórias do Cruzeiro e nove empates.

Como visitante, o Cruzeiro tem um desempenho ainda melhor, não perdendo para o Botafogo desde junho de 2013, com cinco vitórias e cinco empates nesse período.

Informações do Jogo

  • Motivo: 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data e horário: quinta-feira (29), às 21h30 (de Brasília)
  • Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
  • Árbitro: Matheus Delgado Candancan
  • Assistentes: Brigida Cirilo Ferreira e Schumacher Marques Gomes
  • VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira Do Amaral
  • Transmissão: Sportv (TV fechada) e Premiere (pay-per-view)

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.