Danone estabelece metas de sustentabilidade até 2030
A Danone anunciou sua intenção de utilizar apenas embalagens recicláveis em seus produtos até 2030, como parte de um esforço para promover a sustentabilidade em seu modelo de negócios. Além disso, a empresa planeja reduzir em 30% o uso de plástico virgem nesse período.
Nos últimos anos, a sustentabilidade tem se tornado uma prioridade crescente para grandes corporações, refletindo uma mudança significativa nas práticas empresariais.
Compromissos e inovações da Danone
A temática da sustentabilidade ganha destaque com a proximidade da COP30, que ocorrerá em novembro em Belém, no Pará. Francisco Machado, gerente de Segurança e Meio Ambiente da Danone, destacou que a empresa gera 1.100 toneladas de produtos recicláveis anualmente, resultando em uma receita de R$ 750 mil, que ajuda a cobrir novos custos operacionais.
A Danone também convidou jornalistas para conhecer sua fábrica mais moderna na América Latina, localizada em Poços de Caldas, Minas Gerais. Com uma produção de 202 mil toneladas por ano, a unidade fabrica todos os produtos da marca, incluindo Danoninho e YoPro.
Práticas sustentáveis na fábrica de Minas Gerais
De acordo com a Danone, a fábrica em Minas Gerais não gera resíduos que impactem a natureza, pois a água utilizada é tratada e devolvida aos rios nas proximidades. Em 2024, a empresa conseguiu reduzir o consumo de energia em 10% e o de água em 12% em comparação ao ano anterior.
Desde 2013, a fábrica utiliza biomassa para a geração de vapor, resultando em uma redução de 85% nas emissões de CO2 em comparação a instalações similares.
Investimentos futuros em sustentabilidade
Para continuar avançando em suas metas de sustentabilidade, a Danone anunciou novos investimentos, incluindo a destinação de 2 milhões de euros para o tratamento de água entre 2025 e 2026. A empresa também busca reduzir seus custos operacionais até 2027, reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis.
Fonte por: CNN Brasil