Pesquisa Datafolha Revela Tendências Políticas no Brasil
Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada em 25 de dezembro, indica que a maioria dos brasileiros se identifica com a direita. Dos entrevistados, 35% se declararam como parte do espectro da direita e 11% como centro-direita, totalizando 46% da população inclinada à direita. Em contraste, 22% se identificaram como esquerda e 7% como centro-esquerda, somando 29% do total.
O levantamento, que ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios brasileiros entre 2 e 4 de dezembro, apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais. Os participantes foram questionados sobre sua posição política em uma escala de 1 a 7, onde 1 representa a extrema esquerda e 7 a extrema direita.
Preferências Partidárias e Cenário Político
A pesquisa também revelou uma leve vantagem numérica dos simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT) em relação aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Quando questionados em uma escala de 1 a 5, onde 1 é bolsonarista e 5 é petista, 40% se identificaram como petistas, enquanto 36% se consideraram bolsonaristas. Além disso, 18% se posicionaram como neutros, 6% não apoiaram nenhum dos dois e 1% não soube responder.
Desde 2022, o Datafolha tem monitorado o posicionamento dos apoiadores de ambos os lados, com os petistas superando os bolsonaristas em 9 dos 11 levantamentos realizados. Nas eleições presidenciais de 2026, espera-se um novo embate entre petismo e bolsonarismo, com Lula buscando a reeleição e Jair Bolsonaro, atualmente preso, indicando seu filho, Flávio Bolsonaro, como candidato.
Expectativas de Candidaturas na Centro-Direita
Alguns grupos políticos da centro-direita estão otimistas quanto à possibilidade de lançar a candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pelo partido Republicanos. Essa movimentação pode influenciar o cenário eleitoral nas próximas eleições.
Análise por Faixa Etária, Religião e Escolaridade
A pesquisa também revelou que a direita é predominante em todas as faixas etárias. Entre os entrevistados com 60 anos ou mais, 42% se identificaram como direita, enquanto 25% se posicionaram à esquerda. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 30% se consideraram centristas, 26% à direita e 16% à esquerda.
Em relação à escolaridade, 41% dos que se identificam como direita possuem menos anos de estudo, enquanto 26% se declaram de esquerda e 8% de centro. No que diz respeito à religião, 36% dos católicos e 42% dos evangélicos se posicionam à direita, com 24% e 16% respectivamente se identificando à esquerda.
Curiosamente, 9% dos que se disseram de esquerda afirmaram ter votado em Bolsonaro nas eleições de 2022, enquanto 22% dos que se identificam à direita declararam voto em Lula.
Fonte por: Jovem Pan
