Defesa Civil emite alerta extremo para celulares pela 1ª vez em São Paulo

Chuva extrema aciona alerta inédito nas zonas sul e leste de São Paulo; capital entra em estado de atenção para alagamentos.

1 min de leitura
A passagem de uma frente fria pela costa do estado deve intensificar a instabilidade, elevando o risco para chuva forte e temporais em diversas regiões. Foto: Divulgação/Governo de SP

A passagem de uma frente fria pela costa do estado deve intensificar a instabilidade, elevando o risco para chuva forte e temporais em diversas regiões. Foto: Divulgação/Governo de SP

Alerta Extremo da Defesa Civil em São Paulo

No último sábado (17), a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta extremo via sistema Cell Broadcast para as zonas sul e leste da capital. A medida foi tomada devido à previsão de chuvas intensas e rápidas, que apresentam alto risco à população.

Durante uma hora, a cidade registrou quase 50 milímetros de chuva, um volume considerado extremo segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Esse acúmulo em um curto período causou alagamentos e a rápida elevação dos níveis dos córregos.

Estado de Atenção e Alerta

Em resposta à situação, toda a capital entrou em estado de atenção para alagamentos. As regiões da Mooca, Ipiranga e Santo Amaro foram colocadas em estado de alerta devido ao transbordamento de córregos.

O alerta extremo teve como finalidade informar a população sobre a necessidade de adotar medidas de autoproteção, evitando áreas de risco, vias alagadas e deslocamentos desnecessários durante o período crítico.

Uso do Cell Broadcast para Alertas

A Defesa Civil começou a utilizar o sistema de Cell Broadcast para enviar alertas desde dezembro de 2024. Com essa tecnologia, todos os celulares conectados a uma antena de telefonia que recebem sinal 4G ou 5G na região podem receber mensagens de alerta instantaneamente.

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile