Acordo entre Mercosul e União Europeia é analisado na Câmara
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) apresentou, nesta segunda-feira (9), seu parecer favorável ao acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O documento foi submetido à avaliação de líderes partidários e do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Votação no Parlamento do Mercosul
O relatório sobre o tratado será votado pela representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) nesta terça-feira (10). Chinaglia preside o colegiado, que é composto por deputados e senadores.
Após essa etapa, a expectativa é que o acordo seja discutido e votado no plenário da Câmara após o feriado de Carnaval. Se aprovado, seguirá para análise no Senado.
Aspectos do Acordo
Em seu parecer, Chinaglia enfatizou a criação de uma ampla área de livre comércio e o potencial para aumentar os investimentos. No entanto, ele também destacou que, caso ocorram medidas unilaterais injustas, o Brasil defenderá seus interesses de forma legítima.
O acordo foi assinado em 17 de janeiro, mas ainda precisa da aprovação dos parlamentares dos países que fazem parte dos blocos para ser implementado.
Responsabilidade do Congresso
Chinaglia afirmou que cabe ao Congresso decidir sobre a aprovação do texto, ressaltando que não há espaço para sugestões de mudanças concretas, apenas cláusulas de interpretação podem ser discutidas.
Fonte por: CNN Brasil
