Descubra o funcionamento da seleção para o Prêmio Nobel da Paz

Vencedor de 2025 será revelado nesta sexta-feira (10)

2 min de leitura
Prêmio Nobel da Paz

Prêmio Nobel da Paz

Anúncio do Prêmio Nobel da Paz de 2025

O Prêmio Nobel da Paz de 2025 será revelado nesta sexta-feira, dia 10. Este ano, 338 candidatos foram indicados, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A lista completa dos indicados será mantida em sigilo por 50 anos.

Funcionamento do Prêmio Nobel da Paz

O Comitê Norueguês do Nobel é responsável por indicar os candidatos ao prêmio. Este comitê é formado por cinco membros escolhidos pelo parlamento da Noruega, refletindo o equilíbrio de poder político do país.

Critérios para a Concessão do Prêmio

Os candidatos devem se enquadrar nas diretrizes estabelecidas no testamento de Alfred Nobel, que determina que o prêmio deve ser concedido àqueles que mais contribuíram para a promoção da amizade entre as nações, a redução de exércitos permanentes e a realização de congressos de paz.

Segundo Kristian Berg Harpviken, secretário do comitê, a avaliação dos candidatos deve considerar o contexto atual. Ele participa das discussões, mas não tem direito a voto.

Quem pode indicar candidatos?

Uma ampla gama de pessoas pode propor candidatos ao prêmio, incluindo membros de governos, chefes de Estado, professores universitários e ex-laureados do Nobel da Paz. Este ano, há 338 indicados, e a lista completa ficará em sigilo por 50 anos, com apenas os vencedores sendo divulgados.

Processo de Decisão do Comitê

As indicações se encerram em 31 de janeiro, e os membros do comitê podem fazer suas próprias sugestões até a primeira reunião em fevereiro. Após discutir as indicações, eles elaboram uma lista restrita e avaliam cada candidato com a ajuda de conselheiros e especialistas.

O comitê busca um consenso, mas se não conseguir, a decisão é tomada por maioria de votos.

Indicações deste Ano

A lista de indicados é mantida em segredo, mas os próprios candidatos podem divulgá-la. Entre os nomes conhecidos estão o Tribunal Penal Internacional, a Otan, o ativista de Hong Kong Chow Hang-tung e o advogado canadense Irwin Cotler. Embora líderes de países como Camboja, Israel e Paquistão tenham indicado Donald Trump, essas indicações não são válidas para o prêmio de 2025, pois foram feitas após o prazo final.

Possibilidades para Donald Trump

Especialistas afirmam que Trump só poderia ser considerado para o prêmio se alterasse suas políticas atuais, que, segundo eles, estão desmantelando a ordem internacional valorizada pelo comitê. O foco pode estar em organizações humanitárias ou jornalistas, mas surpresas também são possíveis.

Prêmios para o Vencedor

O laureado receberá uma medalha, um diploma, 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente US$ 1,19 milhão) e atenção global imediata.

Fonte por: CNN Brasil

Sair da versão mobile