Descubra os signatários do pedido de CPI do Banco Master

Documento conta com 280 assinaturas, superando em 80 o mínimo; criação aguarda leitura do requerimento no Congresso.

1 min de leitura
Fachada Congresso

Fachada Congresso

Oposição protocola pedido de CPMI para investigar Banco Master

Na terça-feira, 3 de fevereiro de 2026, políticos da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentaram um pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de investigar o caso do Banco Master. O requerimento foi assinado por 280 deputados e senadores, superando o número mínimo necessário para sua instalação.

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) foi o responsável por protocolar o pedido, que foi feito antes do recesso parlamentar em dezembro de 2025. O número de assinaturas ultrapassou em 80 o mínimo exigido, que é de 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores, totalizando 198 parlamentares, o que representa um terço da composição da Câmara e do Senado.

Processo de instalação da CPMI

De acordo com os parlamentares, após o protocolo do pedido com as assinaturas necessárias, a instalação da CPMI deve ocorrer automaticamente, conforme o artigo 21 do regimento do Congresso Nacional. A criação da CPMI requer a leitura do requerimento em uma sessão conjunta da Câmara e do Senado.

A decisão sobre a data para essa leitura cabe ao presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Quem apoiou o pedido

Deputados:

Senadores:

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile