Desfile em homenagem a Lula apresenta família tradicional em latas de conserva

Representações de evangélicos, militares e mulheres brancas são vistas nas latas de conserva.

1 min de leitura
Ala da Acadêmicos de Niterói retrata família tradicional em latas de conserva

Ala da Acadêmicos de Niterói retrata família tradicional em latas de conserva

Desfile da Acadêmicos de Niterói provoca polêmica

No último domingo (15), o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, no Rio de Janeiro, gerou controvérsia ao retratar a família tradicional, composta por um casal heterossexual e filhos, dentro de uma lata de conserva. As latas continham representações de evangélicos, militares e mulheres brancas.

O governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência, Romeu Zema (Novo), manifestou-se nas redes sociais, afirmando que irá acionar a Justiça por preconceito religioso. Ele declarou que a apresentação não é arte, mas sim uma ofensa, ressaltando que ridicularizar a fé de milhões é uma forma de preconceito religioso.

A deputada federal Caroline de Toni (sem partido-SC), que também é pré-candidata ao Senado, apoiou as críticas ao desfile, afirmando que a situação serve como um alerta para aqueles que consideram as preocupações exageradas. Ela destacou que o foco são as famílias e os valores conservadores.

Ação judicial contra Lula

O Partido Novo anunciou que irá acionar a Justiça Eleitoral para solicitar a inelegibilidade do presidente Lula em razão da homenagem feita pela Acadêmicos de Niterói.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal opositor de Lula na corrida presidencial, criticou o presidente, alegando que ele utiliza recursos públicos para promover sua própria campanha antecipada.

Antes do desfile, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, por unanimidade, um pedido do Novo que buscava impedir a homenagem, acusando Lula, o PT e a escola de samba de realizar propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder. O TRF-2 também negou a solicitação para proibir o desfile.

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile