“Diário de Pernambuco” comemora 200 anos como o mais antigo do Brasil
Jornal é reconhecido como patrimônio cultural material do Brasil por lei sancionada em 2024. Confira no Poder360.
Diário de Pernambuco Celebra 200 Anos de História
O Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação no Brasil, completou 200 anos de fundação no dia 7 de novembro de 2025. A celebração ocorreu em um evento no dia 3 de novembro, que contou com a presença de autoridades e artistas que marcaram a trajetória do periódico, incluindo a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o prefeito do Recife, João Campos.
O presidente do jornal, Carlos Frederico Vital, destacou a importância do Diário de Pernambuco ao afirmar que ele “nasce a cada amanhecer”, carregando consigo dois séculos de memória e compromisso com o Estado e o Brasil. Vital está à frente da publicação desde 2019.
Comemorações e Reconhecimento
A comemoração dos 200 anos ocorreu no Teatro de Santa Isabel, onde Raquel Lyra enfatizou o papel do jornal como “um interlocutor da história” de Pernambuco, enquanto João Campos o descreveu como um “marco histórico”. Ambos receberam medalhas comemorativas em reconhecimento à importância do veículo na construção da democracia.
Em novembro de 2024, o acervo do Diário de Pernambuco foi reconhecido como patrimônio cultural material do Brasil, conforme a lei 15.027 de 2024, destacando ainda mais sua relevância histórica.
História e Desafios do Jornal
Fundado em 1825 por Antonino José de Miranda Falcão, o Diário de Pernambuco é o jornal mais antigo do hemisfério Sul e o primeiro do mundo em língua portuguesa. Ao longo de sua história, o periódico tem noticiado eventos significativos, refletindo a evolução política, social e cultural de Pernambuco e do Brasil.
Em 2016, o jornal unificou suas edições de sábado e domingo em uma super edição aos sábados, oferecendo a edição dominical online para assinantes, em resposta a desafios financeiros e ações trabalhistas. Em outubro de 2024, a redação enfrentava dificuldades, com apenas 4 dos 45 profissionais sendo celetistas, e o jornal teve suas contas bloqueadas.
Novos Rumos sob Nova Direção
Em 2019, o Diário de Pernambuco foi vendido pelo Grupo R2 para Carlos Frederico Vital, que também é empresário e conselheiro do Sport Club do Recife. A nova gestão busca revitalizar o jornal e assegurar sua continuidade como um importante veículo de comunicação em Pernambuco.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.