‘Diretor da PF afirma que ninguém será responsabilizado por emendas parlamentares’

Investigações sobre desvios de parlamentares progridem nos últimos meses

15/12/2025 15:50

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Polícia Federal não fará “caça às bruxas” em investigações sobre emendas parlamentares

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, declarou nesta segunda-feira, 15, que as investigações relacionadas a emendas parlamentares serão conduzidas de forma justa, sem “fulalização”. Ele enfatizou que não haverá responsabilização por ações políticas legítimas, mas que desvios de recursos serão devidamente apurados.

Na última sexta-feira, 12, a Polícia Federal realizou uma operação na Câmara dos Deputados, onde foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos da ex-assessora Mariângela Fialek, que trabalhou com o deputado Arthur Lira (PP-AL). Rodrigues ressaltou que, embora as emendas parlamentares sejam um instrumento legítimo, aqueles que desviarem recursos públicos serão responsabilizados.

Enfrentamento ao crime organizado

Durante um encontro com jornalistas, Rodrigues também comentou sobre a libertação do deputado Rodrigo Bacellar, que é acusado de vazar informações sigilosas. Ele afirmou que não considera razoável a soltura de indivíduos ligados ao crime organizado. O diretor da PF destacou que o combate ao crime deve focar em quem financia essas atividades, e não em pessoas de comunidades carentes.

Rodrigues defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança e mencionou que tem mantido diálogo com parlamentares e membros do governo sobre a importância dessa proposta para o enfrentamento do crime organizado.

Conclusão

A postura da Polícia Federal, conforme expressa por Andrei Rodrigues, busca assegurar que as investigações sobre emendas parlamentares sejam realizadas de maneira ética e sem politicagem, ao mesmo tempo em que se compromete a responsabilizar aqueles que cometem desvios de recursos públicos. O foco no combate ao crime organizado também é uma prioridade, com ênfase na responsabilização dos verdadeiros financiadores das atividades criminosas.

Fonte por: Estadao

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.