Eduardo Bolsonaro Considera Passaporte de Apátrida Após Perda de Mandato
No último sábado (20 de dezembro de 2025), o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) revelou que está pensando em solicitar um passaporte de apátrida para continuar residindo no Texas, EUA, onde se encontra desde fevereiro. A declaração foi feita durante uma entrevista ao programa “Jornal do SBT News”. Eduardo teve seu mandato cassado pela Câmara dos Deputados na quinta-feira (18 de dezembro) devido ao número excessivo de faltas.
Eduardo afirmou que, devido a uma ordem direcionada a todas as embaixadas e consulados brasileiros, ele não poderá obter um passaporte comum. “Dentro de 30 ou 60 dias, assim que eu perder meu mandato e for notificado, terei que devolver meu passaporte diplomático”, explicou.
Impacto da Perda do Mandato
O ex-deputado expressou preocupação com a possibilidade de perder o passaporte brasileiro, considerando isso uma tentativa de minar seu trabalho por parte do ministro Alexandre de Moraes. Apesar disso, ele garantiu que continuará contribuindo para a campanha de seu irmão, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à presidência, focando em contatos internacionais com países como Israel e os Estados Unidos.
Eduardo também mencionou que a perda do passaporte brasileiro não o impedirá de realizar viagens internacionais, já que possui outras alternativas. “Estou sob risco de perder a possibilidade de passaporte brasileiro, mas isso não me impediria de fazer outras saídas internacionais”, afirmou.
Validade do Passaporte Diplomático
Segundo informações da Câmara dos Deputados, o passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro e sua família, emitido em fevereiro de 2023, não é mais válido. Apesar da situação, Eduardo acredita que sua experiência e contatos internacionais garantirão sua recepção em eventos fora do Brasil. “As portas se abrem para mim, principalmente no cenário conservador”, concluiu.
Fonte por: Poder 360
