Empresa farmacêutica anuncia redução de 50% no preço do Ozempic nos EUA

A ação se concretiza após o período de pressão exercida pelo governo americano sobre os elevados preços de medicamentos no país; para possibilitar o des…

1 min de leitura

PR - OZEMPIC/FARMÁCIA - GERAL - Caixa do medicamento Ozempic utilizado para o tratamento de diabetes tipo 2. Ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. De acordo com o fabricante, a semaglutida reduz a preferência por alimentos ricos em gordura, além de afetar a massa de gordura corporal, visto que o corpo diminui a necessidade de energia, gastando menos energia, ocorre uma redução geral do apetite. Apesar disso, não podemos afirmar que todos os pacientes vão emagrecer, ou seja, que terão este efeito colateral. Vale lembrar que este medicamento não deve ser utilizado para tal fim. Na foto, caixa do medicamento Ozempic em farmácia. 11/06/2025 - Foto: DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A farmacêutica Novo Nordisk anunciou uma redução de 50% no preço do medicamento Ozempic nos Estados Unidos. A ação é voltada para pacientes que pagam pelo tratamento à vista, sem cobertura de plano de saúde. A decisão se deu após intensa pressão do governo americano sobre os elevados custos de medicamentos no país. Com a diminuição, o valor do Ozempic, que contém a semaglutida como princípio ativo, poderá ser de US$ 499 por mês, o equivalente a R$ 2.700.

Para possibilitar o desconto, a empresa firmou parcerias, incluindo acordos com a farmácia NovoCare e a plataforma GoodRx. Por meio da GoodRx, o medicamento Wegovy, da Novo Nordisk e destinado ao tratamento da obesidade, estará disponível com o mesmo preço.

A diminuição dos preços é considerada uma reação direta às críticas sobre o custo dos tratamentos, um tema que tem sido abordado por políticos, incluindo o presidente Donald Trump. Ademais, a ação visa combater o mercado de versões adulteradas e não autorizadas do medicamento, que se disseminaram em períodos de falta de oferta e são vistas como potencialmente perigosas.

A notícia provocou um impacto imediato no mercado financeiro.

A abordagem de vendas diretas e parcerias visa facilitar o acesso, seguindo um caminho parecido com o da concorrente Eli Lilly, em um mercado mais competitivo e sensível à procura por tratamentos mais acessíveis.

Com informações de Bruno Meyer.

Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile