A farmacêutica Novo Nordisk anunciou uma redução de 50% no preço do medicamento Ozempic nos Estados Unidos. A ação é voltada para pacientes que pagam pelo tratamento à vista, sem cobertura de plano de saúde. A decisão se deu após intensa pressão do governo americano sobre os elevados custos de medicamentos no país. Com a diminuição, o valor do Ozempic, que contém a semaglutida como princípio ativo, poderá ser de US$ 499 por mês, o equivalente a R$ 2.700.
Para possibilitar o desconto, a empresa firmou parcerias, incluindo acordos com a farmácia NovoCare e a plataforma GoodRx. Por meio da GoodRx, o medicamento Wegovy, da Novo Nordisk e destinado ao tratamento da obesidade, estará disponível com o mesmo preço.
A diminuição dos preços é considerada uma reação direta às críticas sobre o custo dos tratamentos, um tema que tem sido abordado por políticos, incluindo o presidente Donald Trump. Ademais, a ação visa combater o mercado de versões adulteradas e não autorizadas do medicamento, que se disseminaram em períodos de falta de oferta e são vistas como potencialmente perigosas.
A notícia provocou um impacto imediato no mercado financeiro.
A abordagem de vendas diretas e parcerias visa facilitar o acesso, seguindo um caminho parecido com o da concorrente Eli Lilly, em um mercado mais competitivo e sensível à procura por tratamentos mais acessíveis.
Com informações de Bruno Meyer.
Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.
Fonte por: Jovem Pan