Escolas de SP implementam currículo de educação digital e midiática; entenda como funciona
Tema deve ser abordado na educação infantil e nos anos iniciais de forma integrada, visando formar estudantes que saibam utilizar e refletir sobre tecnologias.
Educação Digital e Midiática no Currículo Paulista
A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (Seduc-SP) introduziu um novo capítulo sobre Educação Digital e Midiática no currículo do estado. Após uma consulta pública e discussões com diversas instituições, o documento foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação em 19 de novembro.
Esse capítulo oferece diretrizes para que as escolas da rede estadual e os municípios que adotam o currículo paulista integrem o tema, alinhando-se às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Computação. O conteúdo é fundamentado em três pilares principais:
- Desenvolvimento do pensamento computacional, com foco em raciocínio lógico e resolução de problemas;
- Promoção da cultura digital, enfatizando o uso ético e crítico das tecnologias;
- Compreensão do funcionamento da internet no contexto digital.
Implementação nas Escolas
Luana Garcia, diretora de currículo da Seduc-SP, destaca que as iniciativas de educação digital devem se tornar mais complexas conforme os alunos avançam nas etapas de ensino. Para a educação infantil, a sugestão é que as escolas integrem o tema de forma lúdica, aproveitando as experiências das crianças. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a abordagem deve ser mais divertida, enquanto nos anos finais e no ensino médio, o foco deve ser em componentes curriculares específicos, incluindo a preparação para o mercado de trabalho.
Luana enfatiza a importância de preparar os alunos para os desafios contemporâneos, como a identificação de fake news, para que possam viver de forma conectada e crítica.
Foco em Fake News e Inteligência Artificial
A consulta pública revelou que a habilidade de discernir notícias falsas é uma das principais demandas dos estudantes. Além disso, muitos expressaram interesse em aprender a utilizar ferramentas de inteligência artificial. De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025, 65% das crianças e adolescentes já utilizam IA generativa em suas rotinas, seja para estudos ou criação de conteúdo.
Por isso, a inclusão desse tema no currículo é essencial, pois desperta o interesse dos alunos. Luana afirma que, ao trabalhar com assuntos que os estudantes apreciam, é possível aumentar a atenção e o desempenho deles. A IA será utilizada para desenvolver habilidades em cada ciclo de aprendizagem.
Preparação dos Professores e Conclusão
A Seduc-SP não introduzirá um componente específico de IA no currículo, mas utilizará a tecnologia como uma ferramenta para enriquecer o ensino de diversas disciplinas. Luana ressalta que a Secretaria está comprometida em preparar os professores, realizando um diagnóstico sobre suas competências digitais para mapear o nível de proficiência. Com base nos resultados, novos cursos e formações serão oferecidos para capacitar os educadores a aplicar o currículo de forma eficaz.
“Estamos mobilizando toda a rede para aprimorar a educação digital e midiática, reformulando o currículo e capacitando os professores para que os alunos tenham acesso a uma educação mais atual e relevante”, conclui Luana.
Fonte por: Estadao
Autor(a):
Redação
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