Estudo aponta que 81% dos brasileiros não demonstram confiança no Congresso

De acordo com um novo estudo Atlas/Bloomberg, a desconfiança em relação ao Supremo Tribunal Federal e ao governo federal ultrapassa os 50%. Consulte o P…

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Uma pesquisa da AtlasIntel, encomendada pela Bloomberg e publicada nesta 5ª feira (14.jun.2025), revela que 81% dos brasileiros não confiam no Congresso. O STF (Supremo Tribunal Federal) possui apenas 51,3% de confiança, enquanto o governo federal registra 52%.

Os militares apresentaram níveis de confiança inferiores aos do STF e do governo federal. Pesquisas da Atlas/Bloomberg indicaram que 58% não expressaram confiança no Exército e nas Forças Armadas.

Para 62,3% dos entrevistados, a invasão do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 8 de janeiro de 2023 foi totalmente injustificada. O estudo revela que 83,3% discordam da ação dos bolsonaristas.

Cinquenta por cento dos entrevistados não acreditam que Bolsonaro foi responsável pelo ataque de 8 de janeiro, e 48,8% consideram que sim, um resultado equilibrado. Em relação à prisão domiciliar do ex-presidente, determinada em 4 de agosto pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, 52,1% são contrários.

Bolsonaro está sendo processado no STF sob a acusação de ter tentado um golpe de Estado no Brasil após perder as eleições presidenciais para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em outubro de 2022.

A pesquisa ocorreu entre 3 e 6 de agosto de 2025, envolvendo 2.447 brasileiros com 16 anos ou mais. O intervalo de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, podendo ser maior ou menor. A íntegra (PDF – 4,7 MB) está disponível.

Análise dos Resultados

Os entrevistados responderam, ao serem questionados sobre sua confiança em diversas instituições.

Há um impasse técnico em relação à visão de que a maioria dos ministros do STF está demonstrando competência e imparcialidade nos julgamentos perante a corte.

Há também um impasse técnico acerca da percepção se o Brasil vive uma ditadura do Judiciário.

Os entrevistados, questionados sobre a imagem de cada ministro do STF, responderam:

Mais de 83% dos entrevistados discordam da ação de manifestantes que ocuparam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF em 8 de janeiro de 2023.

A grande maioria dos entrevistados considera que a invasão foi totalmente injustificada.

Mais de metade dos entrevistados consideram que as punições aos manifestantes não foram apropriadas.

Mais de 52% discordam da decisão do STF de condenar os participantes da depredação do Congresso Nacional.

Cinquenta por cento dos entrevistados não acreditam que Bolsonaro foi responsável pela invasão.

Aproximadamente metade dos entrevistados se manifestou contrária a uma anistia ampla, geral e irrestrita para líderes políticos e manifestantes investigados e condenados por tentativa de golpe de Estado.

Quanto à prisão de Bolsonaro, aproximadamente 52% das pessoas se mostram contrárias.

Em relação à decisão do STF de deixar Bolsonaro inelegível pelos próximos 8 anos por declarações sobre o sistema eleitoral, os entrevistados ficaram divididos:

Agrupador de Pesquisas

O Poder360 disponibiliza o Agregador de Pesquisas mais antigo e abrangente da internet no Brasil, reunindo milhares de levantamentos de intenção de voto de diversas empresas desde o ano 2000. Durante anos eleitorais, apenas os estudos com registro na Justiça Eleitoral e metodologia detalhada são publicados. Para solicitar a íntegra de alguma pesquisa para divulgação, envie um e-mail para a redação do Poder360: redacao@poder360.com.br.

Para acessar o Agregador de Pesquisas, clique aqui e procure os dados desejados para as disputas de 2024 ou de anos anteriores. Essa ferramenta concede acesso exclusivo aos assinantes do Poder Monitor, a mais abrangente ferramenta de acompanhamento dos Três Poderes e de tudo que esteja relacionado ao poder. Para assinar o Poder Monitor e obter acesso por 30 dias gratuitos, clique aqui.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile