EUA afirmam que China postergou negociação sobre terras raras após contato
Representante comercial dos EUA afirma ter pedido ligação telefônica a Pequim

Controvérsia sobre Controles de Exportação de Terras Raras entre EUA e China
No último domingo (12), o representante comercial dos EUA, Jamison Greer, informou que o governo americano tentou contatar a China após o anúncio da ampliação dos controles de exportação de terras raras. No entanto, segundo Greer, Pequim adiou a ligação.
Greer afirmou que, ao tomar conhecimento da situação por fontes públicas, os EUA rapidamente buscaram uma comunicação com os chineses, mas não obtiveram sucesso. Ele descreveu a ação da China como “uma tomada de poder”.
Resposta dos EUA e Reação da China
Em resposta à expansão dos controles chineses, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na sexta-feira (10) a imposição de tarifas de 100% sobre as exportações da China para os Estados Unidos. Além disso, foram implementados novos controles sobre “todo e qualquer software crítico”, com prazo até 1º de novembro.
A China, por sua vez, prometeu adotar contramedidas caso Trump não revogue as tarifas sobre as importações chinesas, intensificando ainda mais as tensões comerciais entre os dois países.
Conclusão sobre as Relações Comerciais EUA-China
A situação atual entre os EUA e a China reflete um aumento nas tensões comerciais, com ambos os lados adotando medidas que podem impactar significativamente suas economias. O desdobramento dessa disputa será crucial para o futuro das relações comerciais entre as duas potências.
Fonte por: CNN Brasil