EUA anunciarão em breve nova fase de operações sobre a Venezuela, afirma agência

Governo dos EUA planeja novas ações, incluindo operações secretas, segundo funcionários ouvidos pela Reuters.

23/11/2025 1:30

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Possível Intervenção dos EUA na Venezuela

O governo dos Estados Unidos está se preparando para iniciar uma nova fase de operações relacionadas à Venezuela, conforme revelado por quatro autoridades norte-americanas à agência de notícias Reuters. A expectativa é que essas ações sejam lançadas nos próximos dias.

Aumento da Tensão entre EUA e Venezuela

Recentemente, a tensão entre os dois países aumentou, especialmente após ações do governo de Donald Trump em áreas do Caribe próximas à Venezuela. Os Estados Unidos têm intensificado suas operações contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas, resultando em pelo menos 80 mortes desde setembro.

No último fim de semana, o porta-aviões Gerald R. Ford foi enviado para a região, e os EUA agora contam com 15 mil tropas na área. Além disso, estão realizando exercícios militares em conjunto com Trinidad e Tobago, que está a apenas 11 quilômetros da costa venezuelana.

Operações Secretas e Ações Futuras

Embora a Reuters não tenha conseguido confirmar os detalhes das novas operações, relatos indicam que a CIA pode estar se preparando para conduzir ações secretas na Venezuela. Fontes afirmam que Trump autorizou a agência de inteligência a realizar operações sigilosas no país.

Implicações e Reações

Um alto funcionário do governo dos EUA declarou que “nada está descartado” em relação à Venezuela, enfatizando que Trump está disposto a usar todos os recursos disponíveis para combater o tráfico de drogas. A Administração Federal de Aviação dos EUA emitiu um alerta sobre uma “situação potencialmente perigosa” na Venezuela, levando algumas companhias aéreas a cancelar voos.

Apesar das tensões, Trump não descartou a possibilidade de diálogo com Nicolás Maduro, embora seu governo esteja se preparando para classificar um cartel supostamente liderado por Maduro como uma organização terrorista.

Fonte por: Estadao

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.